x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 27

e-CAC mostrando débitos e MAED indevidos de DCTFWeb

DP NOVACONT

Dp Novacont

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 2 horas Segunda-Feira | 29 junho 2026 | 13:33

Boa tarde, colegas.
Gostaria de saber se mais alguém está enfrentando inconsistências no e-CAC / Minhas Dívidas e Pendências envolvendo DCTFWeb.
Tenho observado dois tipos de situações:
1. DCTFWeb zerada por retenção Lei 9.711/98, mas e-CAC mostra débitos em aberto
Em uma competência 05/2026, os débitos previdenciários foram integralmente abatidos por retenção previdenciária Lei 9.711/98, informada por meio de retificação da EFD-Reinf.
Não houve necessidade de PER/DCOMP, pois a retenção supriu os débitos dentro da própria competência.
Na DCTFWeb consta:
débito apurado;
crédito vinculado de retenção Lei 9.711/98 no mesmo valor;
saldo a pagar R$ 0,00.
Porém, no e-CAC / Minhas Dívidas e Pendências, os códigos de receita aparecem como devedores, como se o sistema estivesse considerando o débito bruto e ignorando a retenção vinculada.
Aparecem, por exemplo, códigos como 1082-01, 1099-01, 1138 e 1646, mesmo a DCTFWeb demonstrando saldo final zerado.
2. MAED de DCTFWeb aparecendo desde 2025 sem entrega em atraso
Também tenho outro caso em que estão aparecendo várias MAEDs relacionadas à DCTFWeb desde 2025, porém nenhuma declaração original foi entregue em atraso.
O que houve foram apenas eventuais retificações de DCTFWeb/Reinf, mas, pelo meu entendimento, não cabe cobrança de MAED sobre declaração retificadora. A multa deveria ocorrer apenas quando há entrega original fora do prazo, não por retificação posterior.
Mesmo assim, o e-CAC está apresentando essas multas como pendências/débitos.
Alguém está passando por situações semelhantes?
Gostaria de saber se alguém conseguiu resolver apenas aguardando processamento, retransmitindo DCTFWeb retificadora, aplicando novamente a vinculação automática dos créditos ou se foi necessário abrir processo/chamado na Receita para saneamento da situação fiscal.
Desde já, agradeço quem puder compartilhar alguma experiência.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies